Projeto Leitura

flyingbooks_lrgWHT

PROJETO FORMANDO LEITORES

JUSTIFICATIVA:
A escola é um ambiente que deve garantir o acesso e contato com o universo literário. O ensino da leitura e da escrita é tarefa de todas as áreas do conhecimento. Buscamos com este projeto, desenvolver maior concentração e atenção dos alunos para que ampliem a aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. Ao tornarem-se leitores autônomos estarão preparados para aprender a aprender sempre.

OBJETIVOS:
– Estimular a leitura, buscando formar leitores autônomos;
– Desenvolver um comportamento leitor;
– Desenvolver a atenção e concentração dentro do espaço escolar apesar das interferências internas e externas;
– Ampliar o gosto e hábito pela leitura.

ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS:
– Os alunos deverão escolher um dos livros de seu “Kit – Apoio ao Saber” para que possa realizar a leitura nos dias do projeto;
– As leituras serão realizadas toda terça-feira durante uma aula em todas as séries do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio;
– As aulas serão alternadas toda semana para que possamos garantir o desenvolvimento do conteúdo do currículo de todas as disciplinas;
– Os alunos farão uma leitura pessoal e silenciosa;
– Os minutos finais desta aula serão destinados a explanações espontâneas sobre as sensações vivenciadas por todos, durante a leitura;
– Os professores específicos de Língua Portuguesa, no decorrer de suas aulas semanais, irão trabalhar com os alunos de suas respectivas séries, o preenchimento das fichas de leitura e farão o estudo das obras, autores e gêneros literários;
AVALIAÇÕES: Os alunos serão avaliados:
– através da participação, trazendo o LIVRO para que possa realizar as leituras semanais;
– através da organização e preenchimento das fichas de leitura;
– através do número de livros lidos no decorrer de todo o projeto;
– através do desenvolvimento do comportamento e hábito leitor.
“Ler pode ser ato incendiário, mas pode ser concebido e praticado de tal modo a apagar qualquer fogo do questionamento.”
Pedro Demo em “Leitores para sempre”

Agradecemos a participação de todos que contribuíram para o sucesso do projeto “Plantando reflexões, colhendo ações”.

Meta-de-Leitura-2013-

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 

Os alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio, período noturno, realizarão leituras semanais, na biblioteca, nas aulas de Língua Portuguesa. O projeto terá início no 2º bimestre, com atividades do caderno do aluno, volume II, relacionadas à obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos. No decorrer do ano letivo, com cronograma pré-estabelecido, os alunos irão ler o livro na íntegra.

O projeto é interdisciplinar, as áreas de Geografia, Arte, Inglês e Sociologia, em aulas paralelas, irão contribuir com informações pertinentes à temática da obra. Os conteúdos serão baseados em textos do caderno do aluno, revistas, documentários, filmes e notícias atuais. A disciplina de Língua Portuguesa, em sala de aula, vinculará os seguintes conteúdos à obra: elementos da narrativa, figuras de linguagem, análise do discurso, período literário (Modernismo), dialogismo e demais conteúdos expostos nos cadernos do aluno (volumes II e III).

Os alunos deverão concluir a leitura da obra no final do ano letivo, desenvolvendo as atividades sugeridas, para cada capítulo. Ao final do projeto, espera-se que os alunos consigam transmitir o seu aprendizado por meio de relatos de experiência, registrando-os no blog da escola, As competências e habilidades desenvolvidas ao longo do processo serão pautadas nas diversas produções, textuais e artísticas, produzidas pelo grupo discente.

Todas as etapas do projeto, leituras e produções, serão registradas por meio de fotos. Serão produzidos portfólios, descrevendo todas as atividades práticas. No encerramento do projeto, os alunos irão expor suas experiências sobre a obra analisada ao longo do ano letivo.

vidas secas[5]

Fotos da primeira aula de leitura – Biografia de Graciliano Ramos

Turma: 3ºA (Ensino Médio noturno)Dia na Escola do meu filho parte 2 - 2013 298 Dia na Escola do meu filho parte 2 - 2013 300 Dia na Escola do meu filho parte 2 - 2013 301 Dia na Escola do meu filho parte 2 - 2013 302 Dia na Escola do meu filho parte 2 - 2013 304 Dia na Escola do meu filho parte 2 - 2013 306 Dia na Escola do meu filho parte 2 - 2013 310

 

 

Projeto-Medicina-cria-forma-para-avaliar-a-sua-redacao-antes-dos-testes

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio fizeram narrativas, solicitadas pelo professor Cláudio Bortolin, de Matemática, com a intenção de que contemplassem algum conteúdo da matéria.

Aluno que obteve destaque: Gabriel Alves de Deus (3ºA)

Parabéns pela criatividade.

 

Fortaleza Numeral

Eram três horas da madrugada quando Alaric recebeu uma ligação em seu celular, provavelmente era a NSA, seu chefe pedia sua presença imediatamente na base da empresa. Alaric tomou um banho rápido, trocou-se e foi averiguar o chamado de seu superior.
Ora, era um chamado da NSA, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Alaric trabalhava no setor de criptologia, ele era um dos mais geniais criptógrafos do século, e a NSA, necessitava do seu trabalho, era sua chance…
“Entrar e sair” era o que Alaric imaginava para seu pequeno serviço, após subir para o setor onde fora chamado, é recebido por seu superior.
– Temos um problema enorme, exclamou o chefe angustiado.
Alaric, sem entender, pensava: que problema, me tiraria da cama 3 horas da madrugada, em pleno sábado?
– Seu superior, mais que depressa, tomou a frente de seus pensamentos e disse: O terrorista Ensei Tankado, implantou um vírus decodificado em nosso sistema, e não há ninguém melhor aqui que você Alaric, só há uma forma de conseguir a senha para destruir o vírus.
Ensei Tankado, era famoso por ser um gênio Japonês e um monstro, pessoalmente era todo deformado por causa de um pequeno acidente quando criança, nada que o impedisse que construir seu império.
– Alaric, Ensei Tankado nos deixou um vírus encriptado em um arquivo suspeito, todo nosso banco de dados, TUDO, nossos segredos, armas criadas, satélites, senhas dos mísseis nucleares, literalmente tudo nosso está neste banco de dados, e em menos de 1 hora, o vírus corromperá tudo, liberando o acesso a pequenos hackers de todo mundo, a única forma de deter o vírus é resolvendo um equação matemática, que está encriptada no arquivo que estou enviado para sua sala, e cá entre nós: você sabe que sou péssimo em matemática, o país precisa de você, vá para sua sala e não volte antes de resolver isso, você será grandemente recompensado se conseguir.
Alaric mais que depressa, vai para sua sala, já soando frio por ter tanta responsabilidade em plena madrugada.
O que Ensei Tankado não contava, era que Alaric tinha criado uma pequena fórmula secreta para resolver problemas para a NSA, tudo era relevante, tudo era interligado, era apenas aplicar a fórmula e pronto.
– Aqui está o arquivo, Alaric sussurrava para si mesmo… Fácil, agora é só resolver!

Aparecia na tela do seu computador a seguinte fórmula:

2x² + 6x- 8 = 0

Alaric ria pela tremenda facilidade que sua fórmula lhe trazia.
Vou resolver isso rápido, voltar para casa, e ir dormir. “Entrar e Sair” pensava Alaric.

Após 10 minutos, Alaric voltava para o setor de seu superior, sorriu e disse:

Veja senhor, é só usar a fórmula de Bhaskara…

▲= b² – 4.a.c
▲= 6² – 4.2.(-8)
▲= 36 + 64
▲= 100
E após resolver toda a equação, chegamos ao resultado: 4 E 1
A senha para acabar com o vírus é: 41, simplesmente a idade de Ensei Tankado.
Após sua engenhosa participação para dissolver o vírus, um mês depois, Alaric é promovido a Criptógrafo master, respondendo ordens apenas do próprio presidente da NSA, algo que ele faz muito bem.
Ensei Tankado, não desistiu de tentar acabar com a NSA, mas nunca realmente conseguiu os deixar em pânico.
E a fórmula de Alaric, faz mágica até o dia de hoje, sendo guardada à sete chaves!

Foto do aluno: Gabriel Alves de Deus

401395_352137474897203_594726500_n

Fotos do Projeto Leitura ao longo dos anos

DSCF0304 DSCF0306

Abertura do projeto Leitura com a comunidade

??????????????? ??????????????? ??????????????? ??????????????? ??????????????????????????????

DSC04281

DSC04269

DSC04270

DSC04271

DSC04272

DSC04273

DSC04274

DSC04275

DSC04276

DSC04277

DSC04278

DSC04279

DSC04280<

30 Respostas

  1. Vou comecar a ler o livro “A cabana”. Acho que vou gostar, todos que já leram adoraram.
    Bruna Araujo 3° A

  2. Estou lendo de novo o livro “A cabana”, livro ótimo, ótima história, já estou acabando de ler e quando acabar vou começar a ler a “Saga Fallen” da Lauren Kate. Livros ótimos também. Bjo a todos =D

  3. Adoro o projeto, e acho uma pena ser uma unica vezinha por semana ;-; rsrs
    Já perdi a conta de quantos livros já li desde o inicio do projeto, mas ontem consegui terminar Clube da Luta de Chuck Palahniuk (na sala) e agora vou continuar lendo o volume 4 do Guia do mochileiro das galáxias de Douglas Adams.

  4. Leonardo Marques de Carvalho Eleutério | Responder

    Estou lendo o livro do Marcos, ex goleiro do palmeiras, o nome do livro é Nunca Fui Santos, do Mauro Betting, ta sendo muito legal algumas aulas de leitura na terça, não ta sendo todas legal porque nem todas as terças os alunos colaboram com o silêncio adequado para leitura, mais ta sendo bem produtiva.
    Leonardo Marques – > 2ºB

  5. Francisleine Barbosa | Responder

    Quero agradecer aos professores e a todos os alunos representantes de classe que estão se empenhando na divulgação do ProEMI/PJF – Projeto Leitura. Estamos caminhando muito bem. Em breve teremos dois ambientes revitalizados na escola devido a este projeto. Aguardem, pois teremos muitas surpresas…

    1. Daniela Alves, 3° E | Responder

      Fico muito feliz pelo desempenho da nossa escola e espero que em breve tenhamos novas surpresas. *-*

  6. Estou gostando muito do projeto, acho que é um bom começo para aprimorar a cultura dos alunos. Estou lendo o livro “Ensaio Sobre a Cegueira” de José Saramago e estou gostando bastante, recomendo para todos que gostem de filosofia!!!
    Allan da Silva Cunha – 3°C

  7. Juliana Dominiquini | Responder

    Oiie !
    Estou lendo o livro ” A menina que roubava livros”, é bom saber que acertei no repertório e acredito que me trará um bom conhecimento, principalmente porque comenta muito sobre a época de 1933 e toda a revolução que houve.
    Gostei dos repertórios citados acima, já li alguns e recomendo.

  8. weslley Alves de Lima | Responder

    Acho muito importante o projeto leitura, pois colabora com o desenvolvimento de escrita e intepretação dos alunos….Vamos todos colaborar para o nosso desenvolvimento intelectual e mudar de uma forma curta, o mundo onde vivemos.. 😀 obrigado a todos q colaboraram!! Weslley_3°C

  9. Autor: O Livro de Daniel identifica o profeta Daniel como o seu autor (Daniel 9:2; 10:2). Jesus menciona Daniel como o autor também (Mateus 24:15).

    Propósito: Em 605 AC, Nabucodonosor, rei da Babilônia, havia conquistado Judá e deportado muitos dos seus habitantes para a Babilônia – incluindo Daniel. Daniel serviu no palácio real de Nabucodonosor e de vários outros líderes após Nabucodonosor. O Livro de Daniel registra as ações, profecias e visões do profeta Daniel.

    Resumo: Daniel pode ser dividido em três seções. O capítulo 1 descreve a conquista de Jerusalém pelos babilônios. Junto com muitos outros, Daniel e seus três amigos foram deportados para a Babilônia e por causa de sua coragem e das claras bênçãos de Deus em suas vidas, eles foram “promovidos” ao serviço do rei (Daniel 1:17-20).

    Os capítulos 2-7 registram Nabucodonosor tendo um sonho que só Daniel poderia interpretar corretamente. O sonho de Nabucodonosor de uma grande estátua representava os reinos que surgiriam no futuro. Nabucodonosor fez uma grande estátua de si mesmo e obrigou todos a adorá-lo. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego se recusaram e foram milagrosamente poupados por Deus, apesar de terem sido jogados em uma fornalha ardente. Nabucodonosor é julgado por Deus por seu orgulho, mas mais tarde restaurado quando chegou ao ponto de reconhecer e admitir a soberania de Deus.

    O quinto capítulo de Daniel registra Belsazar, filho de Nabucodonosor, usando de forma incorreta os bens retirados do Templo em Jerusalém e recebendo uma mensagem de Deus, escrita na parede, em resposta. Somente Daniel poderia interpretar a escrita, uma mensagem do juízo vindouro de Deus. Daniel é jogado na cova dos leões por se recusar a orar ao imperador, mas foi miraculosamente poupado. Deus deu a Daniel uma visão de quatro animais. Os quatro animais representavam os reinos da Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma.

    Os capítulos 8-12 contêm uma visão que envolve um carneiro, um bode e vários chifres – também se referindo a reinos futuros e seus governantes. Daniel capítulo 9 registra a profecia das “70 semanas” de Daniel. Deus deu a Daniel o cronograma preciso de quando o Messias viria e seria eliminado. A profecia também menciona um governante futuro que fará um pacto de sete anos com Israel apenas para quebrá-lo depois de três anos e meio, sendo brevemente seguido por um grande julgamento e consumação de todas as coisas. Daniel é visitado e fortalecido por um anjo após esta grande visão e esse anjo explica a visão de Daniel em grande detalhe.

    bom este foi o meu entendimento sobre o livro determinadas até o fim.

  10. Luiz Felipe dos Santos Passos | Responder

    Olla, Eu estava Leendo o Livro ” Manuel do Tio Patinhas ” e é um Livro muito interesante ! Muito bom pra quem procura aventura….
    As aulas de leitura me ajudaram muiito porque eu não sou muito de ler , Mas agora eu paro para ler algumas coisas…. (Y) Felipe 2°A

  11. O Projeto Leitura é uma ótima forma de incentivar os alunos que realmente gostam de ler, e o melhor de tudo é que no final dele, nós interagimos, contando as histórias dos livros um para o outro, trocando informações e despertando mais vontade de ler!
    Eu adoro o Projeto, e lamento ficar sem ele no próximo ano :/

    Lucas Mendes
    3ºD

  12. Daniela Alves, 3° E | Responder

    Minha Leitura foi do Livro: Geração Y – O nascimento de uma nova versão de líderes.
    OLIVEIRA, Sidnei; Ed. Integrare.
    Tudo ao mesmo tempo, Esse é o lema da geração Y, fazer tudo e tudo ao mesmo tempo! Eu como parte dessa geração posso falar sobre o assunto com intimidade. A velocidade com que fazemos as coisas e as múltiplas fontes de colher informações é associada ao mundo em que vivemos, ao mundo que tornamos totalmente tecnológico. Isso porque cada vez mais o grau de exigência está aumentando, os desafios e a concorrência estão cada vez maiores e a gente não quer ficar pra trás, isso nunca!
    A nova era que está surgindo, a Era das Conexões, alavancada por toda a tecnologia, trás como principal atividade não a busca rápida pela informação, mas sim pelos relacionamentos. O que mais é levado em consideração são suas redes de relacionamentos e quanto mais networking vocês puderam fazer, melhor! Chegamos ao tempo em que conhecer a pessoa certa, na hora certa, faz toda a diferença.
    Mudanças é o que mais acontece nos tempos de hoje, tudo esta em transição, e as mudanças nos provocam reações diretas, sendo insegurança, negação do fato e resistência. Porém quando começamos a entender e nos posicionar diante dos cenários da mudança irá ampliar nossa consciência sobre a realidade e as reações começam a ser mais favoráveis. Saímos da resistência e começamos a nos preparar, por meio da exploração dos fatos.Se formos bem sucedidos nessa exploração, a aceitação dos fatos é facilitada. De maneira completamente oposta à atitude de negação, passamos a considerar reais e possíveis as alterações de cenários e condições.

  13. Livro: As relíquias sagrada de Hitler

    Na Alemanha, ocupada pelos aliados, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, um bunker secreto é encontrado em Nuremberg. Nele estavam escondidas várias obras de arte pilhadas pelos nazistas. Porém, estava faltando a coleção mais importante de relíquias, as joias da coroa do Sacro Império Romano, roubadas anos antes da Áustria.
    Essas joias, nas mãos das pessoas erradas poderiam causar o que os aliados mais temiam, poderiam fazer ressurgir o movimento nazista, pois exerciam um forte poder de fascínio sobre os povos germânicos. Percebendo isso, os generais Eisenhower e Patton, ordenaram que o tenente Walter Horn, professor de História da Arte, na Universidade de Berkeley, tentassem encontrar os tesouros.
    Horn não só interrogou várias pessoas relacionadas ao bunker e à administração da cidade, mas também pesquisou sobre as origens das relíquias e do misticismo nazista. TAmbém pesquisou sobre a Ordem dos Cavaleiros Teutônicos neonazistas, supostamente recriada por Himmmler, o comandante da SS e um dos homens mais importantes do nazismo para proteger todos os artefatos preciosos roubados de outros países e dos judeus. Quem teria roubado as joias mais importantes da história da humanidade?
    Opinião: Dá para ver que é uma história verdadeira. Com tudo que aconteceu na Segunda Guerra Mundial, temos provas que ocorreram todos aqueles horrores, que é difícil de acreditar. O mais impressionante ainda é saber que Hitler e seus correligionários acreditavam mesmo que tinham o direito de cometer todas aquelas atrocidades. Enfim, o livro tem caráter histórico, muito bom, por sinal. A leitura é fácil, apesar dos nomes estrangeiros… Vale a pena ler!

    1. Erica Cristina da Silva | Responder

      Titulo: The Vampire Diaries – Reunião Sombria
      Autor: Lisa Jane Smith

      Reunião Sombria é o quarto livro da série, ele começa com Bonnie que esta com saudades da amiga Elena morta no terceiro livro. Ela combina com Caroline e mais tres amigas, uma festa surpresa para comemorar o aniversário de Meredith.
      Na casa de Caroline á festa segue, só que Bonnie conta de um estranho sonho que teve com Elena para as amigas e assim decidem procurar se comunicar com a Amiga morta. Elas até conseguem só que algo mais forte e poderoso atrapalha a comunicação delas mais Elena consegue avisar a Bonnie que toda cidade esta em perigo e avisa que elas vão precisar de ajuda.
      Assim Bonnie, Meredith e Matt procuram encontrar Stefan com um feitiço localizador, e acaba encontrando ele e o Damon o irmão que ninguem queria encontrar.

  14. Bom, decidi já colocar o resumo do meu livro aqui, antes que eu esquecesse rsrs
    Eu li “O menino do pijama listrado” e aqui está o resumo dele… Espero que gostem 🙂

    O livro “O menino do pijama listrado” fala sobre a Segunda Guerra Mundial, de uma forma bem original e comovente, e a história é contada sob a perspectiva de uma criança inocente que não sabe nada sobre os confrontos bélicos e sobre as ideologias nazistas.
    Bruno tem 9 anos, e de repente se vê contrariado por uma repentina mudança de Berlim, a cidade onde ele vivia com sua família de forma aconchegante. Graças ao trabalho de seu pai, todos têm que sair de sua bela casa para irem morar em um lugar desconhecido.
    Como o pai de Bruno é um oficial alemão subordinado de Hitler, é ordenado à se transferir para as proximidades do Campo de Concentração de Auschwitz.
    Mesmo se sentindo contrariado por mudar tão repentinamente, ele acaba se acostumando com a ideia. Percebe que do outro lado da janela dele, é possível avistar diversas pessoas usando um pijama listrado, cercadas por um muro imenso.
    Ele acaba fazendo amizade com um garoto que habita do outro lado do muro, o que muda definitivamente a vida de ambos.
    A Segunda Guerra Mundial acaba por ser ainda mais terrível quanda contado pelo olhar de uma criança de 9 anos, um olhar puro que sempre busca uma justificativa para as barbaridades cometidas por Hitler e seus seguidores.
    A amizade entre Bruno e Shmuel se desenvolve de maneira espontanea, mesmo as duas crianças sendo de mundos totalmente diferentes, e é com c erteza o elemento mais importante da obra. Enquanto Bruno cresce cada vez mais forte e saudável, Shmuel fica cada vez mais magro e fraco, chegando a ficar com a pele num tom acizentado.
    Vale muito a pena ler esse livro, pois é uma emoção diferente a cada capítulo. e o fato de ele ter sido escrito em menos de 3 dias o torna ainda mais intenso.

    Lucas Mendes
    3ºD

  15. Lucas Mota Nunes | Responder

    O livro que eu li é o clube da luta, ele foi escrito por Chuck Palahniuk e ele trata de um trio amoroso entre Tyler Durden, Jack e Marla Singer, tudo começa quando Jack sofrendo de insonia procura um modo de poder dormir e só consegue fazer isso indo a sessões de tratamentos contra doenças terminais, tal como Câncer, Leucemia e outras doenças do gênero, tudo ia bem, ele dormia tranquilamente e levava sua vida pacata trabalhando em um escritório, porém tudo começa a mudar quando Marla Singer começa a frequentar as sessões que Jack frequenta, assim como Jack ela não tem as doenças terminar e vai lá só para “relaxar”, e isso o incomoda bastante, até que ele vai falar com ela, e decidem dividir as sessões para os dois poderem ir.
    Algum tempo depois Jack pega um voo e com suas crises de insônia acaba conheçendo Tyler Durden, ao chegar em casa Jack encontra sua casa toda destruida e pegando fogo, isso o deixa sem direção e então ele decide ir atrás de Tyler, depois de beberem muito, Tyler pede para Jack bater nele, e ele o faz logo então eles brigam e ao final de briga de abraçam, e é assim que surge o clube da luta, porém seria muito clichê a história se resumir a isso, então eles começam com um projeto no clube para destruir tudo que eles considerem errados, principalmente monumentos públicos, e é assim que o livro toma seu principal rumo, que não vou contar. xD
    Recomendo que leiam o livro pois ele da uma visão da vida que poucos temos, de que não importa o que você tenha, pode piorar, então fique feliz com o que tem, ou vá até o fundo do poço, e de lá não tem pra onde descer mais, ai você começa a subir novamente.

    Lucas Mota Nunes
    3º D

  16. Durante o projeto li três livros mas finalizei apenas um.Estou lendo ainda Hamlet de Shakespeare e Lolita do Vladimir Nabokov, mas o que finalizei foi o Clube da Luta do Chuck Palahniuk. Que conta a história de Jack,apos conhecer Tyler Durden e Marla Singer.Jack conhece Marla nos grupos de apoios e conhece Tyler numa praia de nudismo. Após uma briga com o próprio Tyler eles resolvem fundar o clube da luta,que reúne regras e pessoas, que durante do dia continuam suas vidas normais e entediantes. Tyler apresenta a Jack um outro modo de ver a vida, um modo aonde eles não passam de lixo da sociedade, que trabalham em empregos que odeiam, para comprar coisas desnecessárias, e era o que Jack fazia antes de conhecer Tyler.
    Enfim é um livro muito interessante, que surpreende de uma forma diferente e que prende o autor,um modo diferente de ver a vida que o autor nos apresenta,um modo interessante e que nunca pensamos em observar,pois estamos confortáveis de mais do jeito que estamos.
    Recomendo muito mesmo o livro, pois vale a pena do inicio ao fim;).

    Tamiris Ferreira Torres
    3ºA

  17. Allan da Silva Cunha, 3ºC

    Título: “O Mundo de Sofia”
    Autor: Justein Gaardei

    O livro “O Mundo de Sofia”, do escritor norueguês Justein Gaarder, conta a história de uma adolescente que tem uma vida aparentemente normal até que um fato curioso começou a intriga-la, cartas misteriosas, com perguntas estranhas começaram e aparecer em sua casa. Em algumas cartas continham perguntas filosóficas do tipo “Quem é você?” e “De onde vem o mundo?” e em outros conhecimentos filosóficos de diversos filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles e muitos outros. Para a menina, eram perguntas curiosas, coisas que ela nunca tinha pensado em toda a sua vida.
    Este livro tem como objetivo ensinar a filosofia através da leitura e nada melhor do que uma história emocionante, cheias de situações.
    O que mais me empolgou neste livro, é que ele faz com que o leitor veja o mundo através do que seus olhos possam ver, para que deixemos de nos limitar apenas aquilo que esta ao nosso alcance e buscar respostas para tudo o que pode ser respondido!

  18. Gabriel Alves de Deus, 2°A

    Título do livro: “O Talismã”
    Autor: Stephen King e Peter Straub.

    Bem, durante esse tempo percorrido do projeto, cheguei a ler dois livros até o final, sendo eles: “A menina que roubava livros” de Markus Zusak e “O Talismã”, mas resolvi falar sobre a obra de Stephen K.
    O livro conta a história de um menino chamado Jack Saweyr, que com apenas doze anos é basicamente obrigado a passar por uma jornada alucinante e assustadora, onde Jack viaja por uma dimensão paralela em busca de um talismã, que é o único remédio capaz de salvar a vida de sua mãe, mas essa aventura não é nada fácil e muito menos segura, Jack descobre que seu tio Morgan está infiltrado nisto e descobre também a existência de “duplos” de pessoas que vivem em sua realidade, ele não tem muito tempo, sua mãe e a rainha dos territórios estão morrendo e a cada passo de sua jornada, ele enfrenta inimigos perigosos que os segue tanto em sua realidade, quanto nos territórios, um lugar assombroso e ameaçador.
    Algo importante na história de Saweyr, é a forma com que ele encara seus problemas e a falta de seu falecido pai, apesar de ter apenas doze anos e ter seus diversos medos particulares, para salvar sua mãe, ele amadurece por conta própria conforme tudo vai acontecendo e nos mostra, que apesar de todas as dificuldades, aquilo que nos está destinado a acontecer, acontece! Independente de acreditarmos ou não.
    É sem duvida um livro sensacional!

    1. Gostei! Vou procurar pra ler 🙂

      1. não vai se arrepender (: !

  19. Talyta Silvestre , 3°C

    Título do livro :” O que toda mulher inteligente deve saber ”
    Autor :Steven Carter e Julia Sokol.

    A auto-estima nos relacionamentos amorosos é o tema de que trata este livro.
    Segundo os seus autores, Steven Carter e Julia Sokol, seu objetivo é ensinar um caminho mais simples e menos traumáticos para as mulheres alcançarem a sabedoria com os homens. Sem experiências que tragam cicatrizes, mágoas, raiva ou insegurança. O objetivo do livro é ensinar verdadeiras lições,que podem
    ser enquadradas no seguinte:
    – Os onze mandamentos da mulher inteligente.
    – Como distinguir os homens certos dos errados.
    – Quando acreditar no que ele diz e quando cair fora.
    – Como identificar um homem potencialmente violento.
    – Como lidar com uma separação.
    São, enfim, os tópicos que os autores crêem que toda mulher inteligente deve saber . Certo que também vai ajudar às mulheres a escolher relacionamentos que lhe permitam crescer e sobretudo se valorizar ainda mais, tornando-se a pessoa mais importante para sua própria vida. No final das contas, o que se pode dizer é que esse livro quer que as mulheres sejam capazes de manter relacionamentos equilibrados, não auto-destrutivos, nem dependentes do parceiro. Não é nenhuma tarefa de outro mundo, mas os autores pretendem usar sua experiência para juntar fatores que seriam cruciais para uma maior facilidade de se manter um relacionamento arejado deste tipo. O que mais me chamou atenção neste livro foi as experiências vividas de outras pessoas ,faz com que o leitor se empolgue mais pra lê . Pra finalizar vou deixar o parágrafo que mais me chamou atenção no livro :
    As mulheres inteligentes sabem que…
    Experiência é o que você obtém…
    quando não obtém o que quer.
    As mulheres inteligentes sabem qual é a diferença entre…
    …sedutor e confiável.
    …caráter e carisma.
    …boas roupas e bons princípios.
    …uma pessoa legal e um narcisista.

    Enfim li e Recomendo !

  20. Camila Silva Ferreira | Responder

    Camila Silva Ferreira 3° C

    Livro: A DROGA DO AMOR
    Autor: Pedro Bandeira

    Magri estava participando de um concurso de ginástica em Nova Iorque quando Chumbinho mandou um alerta dos Karas urgente para ela . Para voltar para o Brasil , ela finge ter torcido o tornozelo e Dona Iolanda se sente culpada por ter feito a menina treinar demais .
    Magri estava no mesmo avião em que o criador da Droga do Amor , que vinha para seus últimos testes no Brasil e Dona Iolanda pede um autógrafo . Na chegada do aeroporto homens vestidos de preto dão um tiro em Dona Iolanda , roubam a bolsa de Magri e sequestram o Dr. Bartholomew Flanagan junto das mostras do remédio.
    Ao chegar no Brasil ela descobre que os Karas brigaram e se separaram , mas , não sabe o por quê . O Detetive Andrade fica preocupado com os garotos , pois o Doutor Q.I. fugiu da prisão e certamente , gostaria de se vingar daqueles que o colocaram na prisão.
    Chumbinho é sequestrado e então Magri pede aos meninos que se juntem mais uma vez para salvar o amigo , eles concordam e voltam a ser os Karas . Um anão passa a seguir os Karas . Eles começam a ajudar o detetive Andrade na investigação , junto com dois agentes do FBI e o responsável da empresa que estava fabricando a Droga , a Drug Enforcement.Inc na América do Sul .
    Através de pistas e raciocínios , eles vão atrás do Doutor Q.I. na prisão , pois , não haviam vestígios de sua fuga e descobrem que ele se passava por outro preso na tentativa de ser transferido , mas que ele não era o responsável pelo crime . Então Magri acusa Hector Morales de ser o responsável . Mas , não tem como provar até que surge o anão que mostra ser na verdade Chumbinho que armou com Magri para assim os Karas se unirem novamente .
    Então desmascaram os mandantes do crime que , na verdade confessam que a Droga do Amor nunca existiu , não fez resultado nenhum nas pessoas , então mataram o médico e simularam um sequestro para negar que a Droga não funcionava . Atiraram em Dona Iolanda…

    (Realmente um livro muito interessante ,adorei )…

  21. Gabriela Alves Rodrigues | Responder

    Gabriela Alves 3D

    -Esse foram os livros que eu me recordo no momento:

    ”GAROTAS DE VIDRO”
    Autor: Laurie Halse Anderson

    Lia está cada vez mais doente e sua obsessão por magreza a deixa cada vez mais confusa sobre a realidade e a ficsao, mas ela perde totalmente o controle quando descobre que sua melhor amiga morreu sozinha num quarto de motel e o pior . . . ela ligou 33 vezes antes de morrer.

    ”MINHA VIDA DE MENINA”
    Autor: Helena Morley

    Este é o diario de uma garota, que sobreviveu ao longo dos anos, um livro que no mostrar o dia-dia em Diamantina, um lugar completamente brasileiro e divertido.

    ”EU TE AMO PHILLIP MORRIS”
    Autor: Steve Mcvicker

    Se a gente for pensar bem, fugir de uma prisão no brasil já é complicado e fugir de uma prisão do Texas 4 vezes é incrivel ainda mais quando é toda sexta-feira 13.
    Bem vindos ao mundo do lendario Steve Russel uma ladrão, artista, estelionatario e romantico incorrigivel.

    ”UM PEQUENO TRUQUE DA MENTE”
    Autor: Mitch Cullin

    Aos 93 anos o maior detetive do mundo Sherlock Holmes ja aposentado esta de volta a literatura lutando contra a velhice para tentar manter seus poderes de deduçao. Neste livro o autor entrar na vida do nosso detetive para nos mostrar os fatos e as evidencias que cercaram o mundo intimo de Homes e nos mostrar o ser-humano que ha nele.

    ”UM OTIMISTA INCORRIGIVEL”
    Autor: Michael J. fOX

    Muitos conhecem Michael J. Fox ator conhecido pela trilogia DE VOLTA PARA O FUTURO, é uma narrativa de sua experiencia com a doença de Parkinson, quando ele soube da doença ele não de entregou mas aprendeu a conviver com ela, mesmo nos momentos de dificuldade ele relata como foi sei dia-a-dia com o trabalho, a politica e a sua familia.

    Bom esse sao uns dos 18 livros que li até agora, são os que eu me apaixonei demais pela historia.

    Deyse saudades, beijos a todos

  22. weslley Alves de Lima + Aline Araújo - 3º C | Responder

    Weslley Alves – 3C (mas ja tinha desistido dessa vida de aventureiro, pois decidia arrumar um emprego digno e dar um futuro melhor ao seu unico filho. Paulo o aventureiro prendado, recebeu uma prosposta irrecusavel de um senhor rico (sr.henrys), pois ele estava disposto a pagar qualquer preco para encontrar o seu irmao. Com um acordo entre ambos, sairam pelo deserto a fora em busca do rapaz perdido, q fugira de ksa em busca do tesouro q o rei salomao teria escondido a muito tempo..Depois de anos de buscas e aventuras finalmente encontraram o irmao de sr.henrys juntamente com o tesouro, e por fim se tornaram verdadeiros Amigos e tiveram suas vidas renovadas….
    FIM.

    Abaixo comentário de Aline Araújo

    MISTERIO DO CINCO ESTRELA
    Autor: MARCOS REY

    A trama gira em volta do Emperor Park Hotel, um luxuoso cinco-estrelas de São Paulo que abriga muitas pessoas importantes. Léo, o mensageiro do hotel, vê um homem no quarto de um importante hóspede permanente do hotel, o Barão. Posteriormente, vê alguém debaixo da cama do morador do 222. A sua procura, encontra o cadáver do estrangeiro Ramón Vargas, na lavanderia do Hotel. A partir daí, uma série de surpresas e um clima de suspense toma conta de sua vida. Quem acreditaria na palavra daquele simples mensageiro? Quem acreditaria que ele seria inocente quando, contra a palavra dele, há a de um poderoso hóspede do hotel? Gino, Ângela e Guima (Guimarães) resolvem ajudá-lo a resolver esse mistério e salvar suas próprias vidas postas em risco ao longo da investigação.
    Eu gostei desse livro porque é ele trata de um crime e que ao longo da historia o Léo o mensageiro do Hotel vai desvendando. È muito interessante eu recomendaria as pessoas lerem, eu já li umas 2 vezes.

  23. weslley Alves de Lima | Responder

    Livro: As minas do rei Salomao
    Esse livro conta a triste historia de um velho aventureiro prendado em suas acoes q enfrentava diversos perigos em diversas regioes, mas ja havia um bom tempo q tinha desistido dessa vida de aventureiro, pois decidia arrumar um emprego digno e dar um futuro melhor ao seu unico filho. Paulo o aventureiro prendado, recebeu uma prosposta irrecusavel de um senhor rico (sr.henrys), pois ele estava disposto a pagar qualquer preco para encontrar o seu irmao. Com um acordo entre ambos, sairam pelo deserto a fora em busca do rapaz perdido, q fugira de ksa em busca do tesouro q o rei salomao teria escondido a muito tempo..Depois de anos de buscas e aventuras finalmente encontraram o irmao de sr.henrys juntamente com o tesouro, e por fim se tornaram verdadeiros Amigos e tiveram suas vidas renovadas….
    FIM.

  24. Durante o projeto leitura li vários livros incluindo: Dom Casmurro de Machado de Assis, Orgulho Preconceito e Zumbis de Jane Austen, e Seth Grahame-Smith, Clube da Luta de Chuck Palahniuk, Metallica: All That Matters de
    Paul Stenning, As Vantagens De Ser Invisível de
    Stephen Chbosky e Madame Bovary de Gustave Flaubert.

    Bom gostei de todos mas falarei sobre Madame Bovary.

    Madame Bovary é um clássico romance Francês de Gustave Flaubert. Trata-se de um livro polemico por contar a história da adultera Emma Bovary que por sinal é encantadora do inicio ao fim.
    Emma é uma mulher do campo, mas com alma burguesa, deposita todos os seus sonhos no seu casamento com Charles Bovary. Entretanto, a personalidade de ambos são opostas e, ao contrário do que se diz, não se complementam. Emma é vaidosa, caprichosa, sonhadora, egoísta e, não se contenta com o amor de Charles e, este por sua vez, novamente se vê sob os mandos de uma mulher. Se antes obedecia as vontades de sua mãe, de personalidade dominadora, com Emma não será diferente. Verdadeiramente apaixonado por Emma, Charles não é sensível a nada mais e, não percebe a insatisfação de sua esposa que se deixa levar por suas vontades, em detrimento de sua família, sua casa e seu casamento. O fim de Emma também é uma expressão de sua vaidade e egoísmo.

    Indico esse livro para todos, mesmo sendo um livro grande e assustador no começo, pode ser comparado com Dom Casmurro e O Primo Basílio, por se tratar de histórias antigas que contam sobre adultérios numa época que causada grande impacto na sociedade.
    Não posso deixar de expressar minha decepção para com o livro, mas essa é opinião pessoal.. Porém algo que praticamente todos os leitores e eu concordo, é que a leitura começa chata, sem graça, nos deixam sonolentos, mas quando começamos a pegar gosto, entender a história, passamos a fazer parte dela. Nos sentimos triste quando Emma Bovary fica triste, feliz quando ela está feliz, com medo por conta de seus atos e assim se segue.

    Então é isso. Gabriela Assunção, Nº21, 3º C

  25. Lucas Novaes 2°A

    Livro: Como se tornar o pior aluno da Escola (Sim, eu li esse livro! rs)
    Autor: Danilo Gentilli

    Eu não sou uma pessoa que se diz Fã da Literatura, mas eu li esse livro porque gosto muito do trabalho do autor (Danilo), não foi o título em sí que me chamou atenção mas sim um livro produzido por uma pessoa tão “irreverente” como o Danilo. Eu pensei em pegar um resumo de um livro “mais intelectual”, dar uma lida e postar aqui, mas decidi postar sobre algo que eu realmente li. Muitos podem achar estranho, e se assustar com o tema do livro, mas fazer o que? (Rs).

    O livro conta a história escolar de Danilo Gentili, e em seu livro ele relata suas suspensões, visitas a diretoria e ensina planos absurdos (O qual não se deve nunca fazer na escola). No ponto de vista do autor, o pior aluno da escola tem que saber agir como tal, tem que saber a hora de agir, e saber como agir. Acredito que todas as pessoas que leem esse livro começam a se identificar com alguém, lembra de algum amigo, ou de algum colega, que se intitula como um aluno indisciplinado. O livro traz sim um título polêmico, mas para quem é fã de comédia, e gosta de dar muita risada, realmente vale a pena. O livro conta com a presença de vários Capítulos, com diversos temas, e um quadro passo a passo de como fazer “tramóias”. O livro é engraçado, eu li, gostei, e não pretendo por em prática os planos que ele passa, rs.

Deixe um comentário

E.E. Dr. Aureliano Leite

aurelianoleite.wordpress.com

E.E Dr. Aureliano Leite

aurelianoleite.wordpress.com

borboletrasnoquintal

aurelianoleite.wordpress.com

aurelianoleite.wordpress.com